O projeto de musicoterapia
para pessoas com autismo, Uma Sinfonia Diferente RS, completa quatro anos em
2022. Há mais um motivo para comemorar: o retorno das atividades presencias. Quem
acompanha a trajetória da família Sinfonia, sabe que as atividades paralelas às
sessões de musicoterapia, são tão ricas quanto o processo terapêutico.
Para além do setting, acontecem encontros promovidos pela equipe multidisciplinar que proporcionam experiências que promovem acesso ao conhecimento, informação a respeito da qualidade de vida e desenvolvimento humano. Os encontros semanais, neste ano estão acontecendo desde março na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH).
No dia 24 de julho, domingo, o Sinfonia experienciou mais um momento especial pensado para celebrar a data de Dia do Amigo. A festa do pijama com a temática alegria, mesmo nome do musical a ser apresentado em outubro no palco do Teatro Feevale. A festa, desta vez, aconteceu de forma presencial no salão nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), que desde 2021 é uma instituição parceira do projeto.
O evento, com duração de 4 horas, teve tenda de barracas, cabanas temáticas, contação de história, espaço lúdico com instrumentos e um espaço para o piquenique coletivo. A trilha sonora ficou por conta das Pretas, musicoterapeuta Graziela Pires, acompanhada da Dejeane Arruée, que faz a direção musical do espetáculo, e do músico guitarrista e voluntário da banda, William Borba. “Foi um momento de celebração das amizades, dos afetos, da diversidade e da alegria. Após dois anos em formato remoto sem abraços, foi muito especial ver tantos sorrisos nas crianças, jovens e sobretudo o brilho no olhar dos pais. O Sinfonia é um projeto que visa acolher toda a família, trazer a inclusão social e cultural e formar laços de afetos que fortaleçam a todos não somente no processo terapêutico, mas na vida”, destacou Grazi.
Sobre
O projeto, coordenado pela musicoterapeuta Grazi, tem sede em Novo Hamburgo e a partir de agosto, passará a ter um polo em Porto Alegre na Clínica NeuroDiverso que integra o grupo de apoiadores do projeto que atende jovens e crianças de mais de doze cidades da região.
Já atendeu quase 200 famílias diretamente e alcançou mais de 10 mil pessoas por meio de capacitações, palestras, cursos e com os musicais que levam o resultado do processo terapêutico e muita informação.