No mês de maio foi anunciado que devido à grave situação causada pelas chuvas no Estado, teria a suspensão da negativação de dívidas de pessoas físicas e jurídicas com endereço no Rio Grande do Sul. Essa suspensão, válida por 60 dias a partir de 1º de maio, não será prorrogada e se encerrará em 30 de junho.
O bloqueio no Sistema SPC que impedia a negativação de dívidas de inadimplentes do Rio Grande do Sul será desativado em 1º de julho. A partir dessa data, os registros poderão ser incluídos normalmente.
E atenção para mais essa novidade: o uso de notificações digitais está legalmente autorizado no Rio Grande do Sul. Aprovado em 11 de junho, o PL 160/2023 prevê o envio de comunicações de dívidas por meio físico ou eletrônico.
Com isso, tanto o Registro Digital quanto o Registro Inteligente passam a ser excelentes alternativas para os consumidores do RS, que poderão receber as notificações por e-mail ou SMS independentemente de seu endereço atual, aumentando as chances de quitarem suas dívidas.