Um monumento de 4,5 metros de altura em homenagem aos 200 anos da imigração alemã ficará na entrada do Centro Histórico na Praça Monsenhor Edmundo Backes em Novo Hamburgo. A obra levará cerca de dois anos para ser finalizada. O objetivo é que ela faça parte da comemoração do bicentenário no dia 25 de julho de 2024.
A maquete da escultura ficará exposta até o dia 5 de agosto na 10ª edição do Swan Expoarte, no Hotel Swan Novo Hamburgo, Avenida Doutor Maurício Cardoso, 303, Bairro Hamburgo Velho. Na noite de terça-feira (12), o diretor da CDL Jovem, Carlos Kranz, e o assessor jurídico, Jurandir Santos, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), participaram do evento. “É uma alegria enorme homenagear os imigrantes alemães de uma forma tão esplêndida”, avaliou Kranz.
Detalhes sobre o monumento
Responsável pela obra a convite da Sociedade de Amigos da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, o artista Marciano Schmitz, disse que a ideia é representar as diferentes famílias de imigrantes que chegaram ao Brasil.
A obra que será construída em concreto pigmentado, possui o mesmo efeito do arenito, contará com um velame de 9 a 10 metros de altura. O intuito é lembrar as velas dos navios que chegaram no fim do século 19.
O projeto com planejamento cultural da Simples Assim foi executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
Fotos: Marcos Quintana