​Representantes da CDL-NH participaram do evento Prato Principal

O evento mensal, Prato Principal, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) foi aberto pelo presidente Diogo Leuck, que destacou recentes ações em benefício dos associados, e teve na sua programação uma homenagem às empresas associadas que comemoram de 5 a 130 anos de atividades em julho. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) foi uma das entidades homenageadas devido aos 60 anos completados no dia 9 de julho. O presidente Jaime Machado recebeu a placa. Ele estava acompanhado pelo vice-presidente, Chico Ferraz, e pela gerente executiva, Vera Lange.

Conteúdo

O desempenho da economia brasileira no primeiro semestre surpreendeu positivamente. O PIB, que em março tinha projeção de alta de apenas 0,30%, teve em julho variação de 1,93% em relação ao mesmo período do ano anterior. “O retorno de atividades presenciais e demanda reprimida por alguns segmentos, o impacto da alta das commodities sobre a atividade econômica e as políticas de expansão da liquidez por parte do governo federal contribuíram para este desempenho positivo superior ao esperado”, afirmou o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, no Prato Principal desta quinta-feira (28), no Swan Tower Hotel, em Novo Hamburgo.

Apesar de destacar a surpresa positiva do primeiro semestre, Frank afirmou que, no segundo, os vetores positivos perdem força, como os efeitos da chamada ‘Pec dos Benefícios’, que reduziu o ICMS em bens e serviços essenciais e os impostos federais sobre gasolina e etanol. “A crença é de que estamos antecipando o crescimento que estava contratado em 2023 para 2022”, disse Frank. Para ele, o crescimento da economia no próximo ano será de apenas 0,49% e a inflação alcançará a casa dos 5,30%, superior à meta, que é de 3,25%.