Marca, reposicionamento e influência. Essas foram as principais temáticas abordadas no terceiro e último dia de NRF 2024. As palestras foram recheadas de boas ideias e tendências que podem ser aplicadas também no teu negócio!
O que é NRF
A Retail’s Big Show (NRF) – principal convenção de varejo do mundo. Promovido pela Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos, o evento está em sua 114ª edição e aconteceu de 14 a 16 de janeiro, em Nova York.
Reunindo os principais líderes e empresários do varejo mundial, neste encontro, apresentam e debatem as tendências, o futuro e as alternativas para que os negócios tenham melhor desempenho após o evento. É possível afirmar que a NRF é um lugar privilegiado do ponto de vista de conhecimento, justamente por reunir tantos nomes de peso do setor.
Acompanhamento
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) acompanhou toda a NRF 2024. Isto para levar conhecimento e informações aos associados e também aos colegas lojistas, como forma de fortalecer as transações comerciais e crescer marca e vendas.
Conteúdos
De motivo de piadas a campeãs de vendas
Por um bom tempo, marcas como Crocs e Claire’s foram alvo de controvérsias e piadas. No entanto, o jogo virou, e as CMOs (Chief Marketing Officer) dessas empresas revelaram na as estratégias que as transformaram em ícones novamente. O truque? Uma estratégia debatida repetidamente na NRF 2024 e que pode ser tendência também no teu negócio: focar nas Gerações Z e Alfa.
Crocs e Claire’s decifraram o comportamento dessas gerações, descobrindo onde fazem suas compras, seus gostos e com quem se identificam. O resultado? Voltaram a ser relevantes no mercado. Além de se sintonizar com as mudanças de gosto de cada nova geração, as marcas também precisam cultivar um relacionamento sério com seus consumidores. Conversar diretamente com eles sobre suas expectativas e formar parcerias com marcas alinhadas ao público são insights valiosos que surgiram.
“Criamos produtos que fazem tanto sucesso que esgotam nas prateleiras por ouvir nossos clientes. Hoje permitimos a personalização de produtos em qualquer plataforma: app, site ou loja física”, diagnosticou Heidi Cooley, CMO da Crocs.
Heidi e Kristen Patrick, CMO da Claire’s, compartilharam na NRF 2024 algumas dicas preciosas para manter a relevância da tua marca, mesmo diante das mudanças de tendências. Anota aí!
- Esteja presente onde teu cliente está, mas não tenha medo de explorar novos lugares, estilos de vida e comunidades além do seu produto.
- Enxergue-se como uma empresa de comunicação, criando conteúdos e ações. Essa é uma oportunidade de ouvir teus clientes, uma via de mão dupla.
- Seja ágil, planeje-se, e reserve espaço para ações relâmpago. Surpreenda teu consumidor e esteja antenado aos virais.
- Customização é a chave em todos os canais. A autoexpressão e a individualidade são essenciais para conquistar os novos consumidores.
- Construa parcerias genuínas e singulares com marcas afins e com a comunidade. Essa é a fórmula para manter tua marca relevante por mais tempo.
Qual o valor de ser uma marca influente?
A marca e a influência são ativos intangíveis de uma empresa. É o que aumenta o valor para os investidores. David Roth, CEO da The Store WPP, um dos palestrantes da NRF 2024, explica:
Quando uma marca se torna influente, ela conquista engajamento e lealdade de seus clientes. Eles deixam de comprar um produto e passam a comprar algo que combina com seus valores e propósitos. Desse modo, o “amor à marca” é capaz de aumentar o poder de precificação dos produtos, aumentando também o valor para os investidores. De acordo com Roth, esta é a lista das varejistas mais influentes de 2024:
Na América do Norte:
Google | Netflix | Tesla | Amazon | Lego | YouTube | Apple | WhatsApp | Cirque du Soleil | National Geographic
Na América Latina:
Magazine Luiza | Natura | Rappi | Mercado Pago | O Boticário | Tramontina | Reclame Aqui
Ao analisar o desempenho das marcas mais influentes do ano, é possível identificar nove caminhos para seguir em busca da tão aguardada influência e que podem ser replicados na tua empresa. Veja quais são eles:
- Construir uma imagem que transmita prestígio e status.
- Destacar-se por meio de práticas inovadoras.
- Estabelecer confiança sólida com os consumidores.
- Ter um propósito claro que ressoe com os valores dos consumidores.
- Incorporar elementos divertidos para criar uma conexão emocional.
- Priorizar a conveniência para os consumidores.
- Ser genuíno e transparente.
- Manter-se relevante para o público-alvo.
- Abordar as atividades comerciais com seriedade.
A sugestão de Roth é que as marcas busquem uma combinação estratégica desses atributos, escolhendo dois ou três que sejam mais alinhados com tua categoria ou cultura! Pronto para aplicar essas dicas e levar a tua marca para o próximo nível?
Mercado de luxo vê oportunidades no Brasil
Encerrando as apresentações do último dia na NRF 2024, Anusha Couttigane, chefe de consultoria da Vogue Business, compartilhou insights valiosos sobre o mercado de luxo, resultado de uma abrangente pesquisa envolvendo 60 marcas de luxo em 11 países. Apesar de apresentar resiliência, o mercado está desacelerando, indicando a necessidade de abordagens inovadoras.
A pesquisa revela uma redução global de 1% a 3% no mercado em 2024, acompanhada por uma diminuição na frequência e nos gastos de compra, além do adiamento de compras em busca de descontos. No entanto, a pesquisa aponta oportunidades de investimento em três países, incluindo o Brasil, destacando nosso potencial atrativo devido às políticas tributárias favoráveis. Grandes marcas já investigam as preferências de consumo brasileiras, e a Farm, líder no estilo dopamina, surge como um exemplo, com mais de 86 lojas no Brasil e presença internacional desde 2019.
Sobre as preferências de consumo locais, destaca-se a ênfase do consumidor brasileiro em relações diretas e experiências físicas durante a compra, bem como a preferência por atendimento por compatriotas, refletindo a autenticidade e simplicidade do cliente brasileiro.
Inteligência Artificial seguiu em pauta
Sebastian Mendoza, SVP de Tecnologia do Mercado Livre, destacou o uso de IA para diferentes finalidades de suas operações, desde aprimorar a experiência do usuário até otimizar processos internos e impulsionar inovações. Como vimos nos primeiros dias da NRF, a IA é sim uma realidade – e uma realidade sem volta.
Ao mesmo tempo que promete facilitar o dia a dia das empresas e melhorar diversos tipos de processos, Mercado Livre já identificou alguns desafios relacionados à complexidade da implementação da Inteligência Artificial. Segundo Mendoza, além de aspectos técnicos, é importante abordar questões éticas, sociais e operacionais, para ter um impacto realmente positivo da tecnologia! É bom ficar ligado!
Fonte: Sebrae RS