Notícias


​Monumento ao Imigrante depende de novas captações de recursos para garantir restauração

​Monumento ao Imigrante depende de novas captações de recursos para garantir restauração

O Monumento ao Imigrante, um importante símbolo da imigração alemã em Novo Hamburgo, enfrenta desafios para completar sua restauração devido à necessidade de novas captações de recursos. Criado há quase 100 anos para reverenciar a imigração alemã, o monumento necessita urgentemente de reparos, especialmente após o período chuvoso que intensificou as infiltrações na estrutura.

Lançado em 25 de julho do ano passado, o Projeto de Conservação e Restauro do Monumento ao Imigrante ainda não atingiu a meta de captação necessária para a execução completa da restauração. Até o momento, foram captados R$ 510.000,00, provenientes de empresas do Estado e da cidade que contribuíram através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esta lei permite que as empresas doem para projetos culturais relevantes e recebam o valor de volta através de isenção de ICMS. Importante destacar que, do total aportado, apenas 5% sai diretamente do bolso da empresa, com o restante sendo devolvido através do ICMS devido.

O arquiteto Jorge Stocker Júnior, coordenador e responsável técnico do projeto, explica que as infiltrações aumentaram devido ao excesso de água retida nos terraços e pontos vulneráveis da estrutura. “As infiltrações aumentaram muito no último ano, e o excesso de chuva provoca uma retenção ainda maior de água nos pontos vulneráveis da estrutura”, detalha Stocker.

Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) e do programa Pró-Cultura RS, o projeto é promovido pela Associação de Moradores e Empreendedores (AME) de Hamburgo Velho. Luciane Jantsch, presidente da AME, ressalta que o projeto não só visa o restauro, mas também inclui uma segunda etapa para a implantação de um memorial sobre a edificação. “Estamos empenhados em finalizar a primeira etapa de captação para iniciarmos o restauro e interrompermos o processo de deterioração que vem aumentando com a umidade”, afirma Jantsch.

Para captar o valor restante, a equipe do projeto está reunindo empresários e lideranças da cidade para destacar a importância do monumento, especialmente em ano de Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. “Nosso objetivo é captar o valor restante o quanto antes, no intuito de lançar o restauro ainda no ano do Bicentenário. O prazo final é novembro de 2024, mas faltam apenas R$ 272.000,00 para completar o montante total, uma parcela que acreditamos poder alcançar no próximo mês com a mobilização da comunidade e do empresariado local”, afirma Luana Khodja, produtora cultural do projeto.

A primeira etapa do restauro foca na preservação emergencial do Monumento, com ações de reestruturação e proteção contra as ações do tempo e possíveis catástrofes climáticas. O objetivo é garantir a preservação deste bem histórico e cultural tão importante para todos.

O Monumento ao Imigrante, inaugurado em 1927 para comemorar o centenário da imigração alemã e a emancipação de Novo Hamburgo, é o mais antigo da cidade e foi tombado pelo Município em 2008 por seu valor histórico e cultural. O projeto original foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert. Localizado na Rua Oscar Emílio Muller, 49, no bairro Vila Nova, o monumento pode ser visitado gratuitamente e faz parte da área da Sociedade Aliança desde os anos 1950.

O Projeto de Conservação e Restauro do Monumento ao Imigrante e Implementação do Memorial é uma realização da AME Hamburgo Velho, com iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo, gestão cultural da Imago Produtora e apoio institucional da Sociedade Aliança. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail imagoproducao@gmail.com ou pelo telefone (51) 99384-9494.

Foto: Jorge Luís Stocker Jr.



Fazer parte da CDL NH, pode contribuir muito para o seu negócio. Associe-se e receba diversos benefícios.

Tenha o suporte e acompanhamento de uma entidade forte e unida.

Faça parte da CDL NH

Somos mais de 1.000 associados, lutando juntos a favor do crescimento de Novo Hamburgo

Associe-se agora

Saiba mais nas nossas redes sociais