Na manhã desta quarta-feira (29), ocorreu a última edição do Café dos Contadores de 2023 na Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH). A atração principal foi o diretor de Políticas Estratégicas e Legislativas da Fenacon, Diogo Chamun, que falou sobre “Reforma tributária e os impactos para as empresas contábeis”. A mediação ficou por conta do diretor jurídico da CDL-NH, Henrique Breidenbach. Virtual Group e Sicredi Pioneira foram as empresas patrocinadoras do evento.
Breidenbach comentou que todos tem o dia corrido, ainda mais agora nessa época do ano com pagamento de 13º e outras atividades essenciais. “Agradeço pela presença de vocês”, disse.
Na oportunidade, o diretor Comercial e de Serviços da entidade, Felipe Henz, apresentou as principais campanhas da CDL: Natal Premiado e Compre em Novo Hamburgo. “Que tal aderir às campanhas? A Natal Premiado conta com mais de R$ 80 mil em prêmios”, afirmou. Ele também convidou para conhecer a estrutura do terceiro piso, recém inaugurado. Além dele, também marcaram presença: presidente Jaime Machado; diretor da CDL Jovem, Carlos Kranz e diretora de Marketing e Eventos, Janaina Giovenardi.
Novidades na reforma tributária
“O Brasil é o último país colocado em relação ao número de horas gastas pagando tributos”, contou Diogo Chamun. Ele comentou que o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) das novas mudanças da reforma tributária. Ele apresentou como era a reforma e como ficará. Atualmente, o Brasil tem cinco tributos: IPI, PIS e Cofins, que são federais; ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal. A ideia é que o novo imposto una IPI, PIS e Cofins em uma tributação federal e outra estadual e municipal, que unificaria ICMS e ISS.
“Devemos ter alguns pontos de atenção: lei complementar, alíquota de referência, período de transição, obrigações acessórias e serviços”, finalizou. No final, teve sorteio de brindes e fotos com o convidado.