
Com mais de 30 speakers em três palcos simultâneos, o Fórum CDL – Conexões e Negócios transformou a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) em um verdadeiro centro de debates, conexões e inspiração nos dias 9 e 10 de julho. Mais de 700 pessoas participaram do evento nos dois dias de programação, que promoveu reflexões relevantes sobre os rumos do mercado, da tecnologia, do empreendedorismo e da gestão contemporânea.
A abertura oficial ocorreu na noite do dia 9, com falas institucionais e o lançamento da CDL Collab Store – loja colaborativa que reúne marcas locais e valoriza o varejo criativo hamburguense.
No palco Conexões, os conteúdos começaram com as boas-vindas da presidente da CDL-NH, Leonardo Lessa, que celebrou a realização do fórum como “um sonho concretizado” e agradeceu patrocinadores, apoiadores e participantes. “Aproveitem para fazer muitas conexões”, destacou.
Logo após, Marcelo Fogaça deu o tom da manhã ao afirmar que “marketing não é firula”. Inspirado por sua trajetória no esporte, ressaltou pilares como resiliência, trabalho em equipe e disciplina como fundamentos compartilhados entre o futebol e o marketing. Em seguida, João Galdino chamou atenção para a importância da inteligência artificial nos negócios: “A IA não vai substituir o teu negócio, mas o teu concorrente que trabalha com IA, sim”.
Na sequência, a estrategista Natália Schifino abordou o impacto dos microinfluenciadores e da convergência entre físico e digital nos hábitos de consumo. Já Alexandre Pellaes trouxe reflexões sobre o futuro do trabalho: “Não vivemos uma crise geracional, vivemos uma crise do trabalho”, afirmou, ao destacar as mudanças nas relações profissionais, na liderança e nas práticas organizacionais.
O encerramento contou com a participação de Luciano Potter, que reforçou a importância da escuta e da conexão entre pessoas: “Não existe nenhum emprego no planeta Terra que não envolva se conectar com as pessoas – especialmente em um evento como esse da CDL”.
No palco Negócios, temas como revitalização urbana, turismo e desenvolvimento territorial conduziram os debates. O analista do Sebrae, Josemar Demenech, apresentou o “Mapa de Negócios de Novo Hamburgo”, destacando a força dos micros e pequenos empreendedores. Com mais de 42 mil modelos de negócios registrados na cidade, bairros como Canudos e Santo Afonso revelam vocações industriais e gastronômicas, enquanto o Centro se firma como polo educacional e tecnológico.
Painéis sobre turismo como vetor de inovação, potencial dos bairros, cases de empreendedorismo feminino e criativo e gastronomia também integraram a programação, com nomes como Thomas Fontana, Lettícia Gerhardt, Felipe Melo, Marina Guedes e Gregório Nardini.
O palco Casa CDL destacou a indústria criativa, com talks e painéis sobre leis de incentivo, música, economia cultural e trajetórias artísticas, com participações de Hique Gomez, Cristiano Max, Daniela Ramirez e Fernando Agostini. A programação cultural incluiu ainda a visita à exposição “Quadros que Falam”, em homenagem ao artista Flávio Scholles (1950–2025), reafirmando o compromisso da CDL-NH com a valorização da cultura local.
O evento ainda contou com rodadas de negócios, crédito e conexões com empreendedores locais, imersões em branding e inteligência artificial, podcasts ao vivo com a CDL Jovem, visitação à Collab Store e show de encerramento com a banda Beatles no Acordeon.
Com o Fórum CDL – Conexões e Negócios, a CDL Novo Hamburgo reafirma seu papel como agente de desenvolvimento local, criando oportunidades para que ideias circulem, negócios cresçam e pessoas se conectem.
Fotos: Felipe Utz
Para acessar todas as fotos, clique aqui.