.jpg)
Na tarde desta terça-feira (18), representantes da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) marcaram presença na abertura da 48ª edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes). O vice-presidente, Jorge Stoffel, e o diretor de Marketing e Eventos, Alexsander de Vargas, representaram a entidade no evento, considerado um dos mais importantes do setor coureiro-calçadista.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e lideranças do setor, entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Ernâni Polo; e os deputados Issur Koch e Zucco, que acompanharam a abertura. O diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung, destacou a importância da feira para impulsionar negócios e atender às demandas da indústria.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abrameq), André da Rocha, ressaltou que esta edição da Fimec promete ser a maior de todas. “A Fábrica Conceito é uma inovação única, que integra todos os players do mercado e apresenta novas ideias na prática. Isso reforça nossa posição de liderança na produção de calçados e couros do Ocidente”, afirmou.
O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, celebrou a realização da feira e enfatizou o papel da cidade no setor. “Me sinto muito orgulhoso de estar aqui hoje por representar Novo Hamburgo como um todo. Somos um cluster importante para a nossa região e para o país. Agradeço a todas as indústrias que estão reativando nosso comércio. Novo Hamburgo já respira novos ares. A Fenac é um impulsionador de novos negócios. Essa não é apenas uma feira do município, mas sim um evento com alcance global”, declarou.
O governador Eduardo Leite reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento do setor. “A Fimec vai trazer novas pontes e conexões, e o governo do RS estará ao lado para potencializar esses negócios”, afirmou.
Sobre a feira
Realizada entre os dias 18 e 20 de março, a Fimec reúne todo o setor coureiro-calçadista para expor inovações, debater tendências e promover conexões estratégicas. O evento, voltado a profissionais e empresas do segmento, acontece das 13h às 20h nos Pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, com credenciamento gratuito disponível no site www.fimec.com.br.
Com cerca de 400 expositores confirmados, a Fimec 2025 tem como tema "Onde sustentabilidade, negócios e relacionamento se encontram", reforçando a importância da inovação e da responsabilidade ambiental para o futuro da indústria. Além de empresas de diferentes estados brasileiros, o evento recebe participantes de países como Colômbia, China, Emirados Árabes, Itália, Peru, Turquia e Uruguai, consolidando-se como um polo estratégico de negócios para o setor.
A expectativa é que a edição deste ano supere os números anteriores, reafirmando a importância da Fimec no cenário global e fortalecendo Novo Hamburgo como referência na cadeia produtiva de couros e calçados.