CDL-NH comemora 60 anos

Uma das primeiras entidades lojistas formadas no Estado, primeira no Rio Grande do Sul em Certificação Digital e a segunda maior do Estado, fica atrás do município de Caxias do Sul. É assim que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) completou seis décadas de história no sábado (9).

Para celebrar os 60 anos, ocorreu um jantar na sexta-feira (8), no Salão Nobre da entidade. O belíssimo evento contou com a participação da diretoria, associados, ex-presidentes, autoridades da região, imprensa e demais convidados. Além deles, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, e o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, parabenizaram a entidade, por meio de vídeo.

A noite teve muitas surpresas como homenagens (entrega de placas aos ex-presidentes, diretores, conselheiros fiscais e colaboradores), “parabéns a você” com direito a brinde, exibição do vídeo/documentário “A história da CDL contada pelos ex-presidentes”, e claro muito som com a dupla Maduomusic, Muhammed’s Band e DJ Rodrigo Almeida.

O presidente Jaime Machado deu as boas-vindas aos convidados e afirmou que cada um ali presente compõe uma parte extremamente importante da trajetória da CDL. “E é de pessoas que a história da CDL Novo Hamburgo é formada. Ao longo desses 60 anos, foram inúmeros colaboradores e profissionais que atuaram na entidade, levando ao lojista os nossos serviços com um atendimento de qualidade. Sem eles, não chegaríamos até aqui com a mesma força, com a mesma relevância e com os mesmos resultados”, comentou.

Machado contou que está muito honrado de poder estar à frente da CDL nesta comemoração. Na opinião dele, manter tudo o que já foi realizado pelos dirigentes anteriores e ainda conseguir deixar uma marca própria é um grande desafio. "Mas a atividade de comércio e serviços é recheada de barreiras a serem vencidas todos os dias. E essa é minha principal motivação. Há muito trabalho pela frente, mas juntos vamos seguir contribuindo com nossos associados, sendo referência em representatividade, inovação, desenvolvimento e gestão, a nível nacional”, concluiu.

Elogios

De acordo com o presidente da Unicredi Região dos Vales, Paulo Rech, a entidade tem um valor inestimável. “É uma maneira importante de transformar tudo para que a cidade floresça e se mantenha nos padrões. E que venham mais 60 anos”, ressaltou. É válido lembrar que a instituição foi patrocinadora do evento.

“O que fazemos com o tempo é que faz a diferença e vocês fizeram história”, destacou o presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner. Segundo ele, esta entidade é exemplo para as mais de duas mil CDLs no Brasil. Para finalizar, entregou uma lembrança ao presidente Jaime.

Já a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, opinou que é nas adversidades que as entidades se fortalecem. Prova disso foi durante o período crucial da pandemia de Covid-19. “Eu também senti as mesmas dores. Mas juntos conseguimos retomar o comércio. Hoje o município é o 2° no País que mais gera emprego. Trabalho para que Novo Hamburgo seja exemplo em emprego, renda e riqueza. 60 anos precisa ser festejado”, salientou, parabenizando os ex-presidentes pela construção da CDL.

História

Um grupo de lojistas, movidos pela vontade de imprimir uma nova dinâmica ao comércio de Novo Hamburgo, se reuniu na sede esportiva da Sociedade Aliança de Hamburgo Velho. No local foi formado o Clube de Diretores Lojistas de Novo Hamburgo. Na mesma ocasião foi eleito como primeiro presidente Arnaldo Avelino Schmitz, diretor proprietário da Casa Real de Móveis.

De Arnaldo Schmitz a Jorge Stoffel, muitos comerciantes passaram pela direção da CDL, fazendo com que a entidade crescesse, desenvolvendo na prática a sua filosofia de ação, ou seja, unir a classe em torno de ideais comuns.

Fotos: Felipe Utz