Pronunciamento da CDL NH referente aos protocolos da bandeira preta. Confira:

Pronunciamento  da CDL  NH referente aos protocolos da bandeira preta. Confira:

CDL-NH cumpre a determinação do governo, mas não concorda com o modelo de distanciamento adotado.

O governador Eduardo Leite confirmou a suspensão do sistema cogestão do modelo de distanciamento controlado em todo o RS, a partir de amanhã (27) e o domingo da próxima semana, dia 7 de março. Com o sistema, as prefeituras poderiam adotar medidas mais brandas do que as estabelecidas no esquema de bandeiras do governo estadual.

Diante de toda essa situação, o presidente da CDL-NH, Jorge Stoffel diz estar muito preocupado e lamenta profundamente o alto índice de risco pela Covid-19 na cidade e região, com o aumento expressivo das internações e de perdas de vidas. “O momento inspira cuidados e o apelo é para que toda a sociedade colabore seguindo todas as orientações das autoridades de saúde evitando as aglomerações”, expressou.

Contudo, a CDL-NH mantém o posicionamento anterior defendendo que o problema não está nos negócios formais (comércio, serviços e indústria), pois todos têm cumprindo os protocolos exigidos desde o início da pandemia. Segundo o presidente, o aumento dos casos de Covid não está nas empresas, e sim, nas festas, reuniões, entre outros eventos que geram aglomerações e sem os cuidados básicos.

Nesse sentido, a CDL-NH não é contra os protocolos exigidos, mas não concorda com as medidas que penalizam quem cumpre as leis e as regras. “Para conter a propagação do vírus é preciso medidas drásticas para os que transgridem a ordem e promovem aglomerações, aumentando assim, a transmissão”, enfatiza.

A CDL-NH conclui afirmando que não concorda com o modelo de distanciamento controlado adotado pelo governo do estado e solicita que os protocolos sejam a revistos.